sexta-feira, 29 de maio de 2009

Prendre un enfant par la main, Yves Duteil



Há algum tempo que queria colocar esta música no meu blog. Encontrei-a por acaso no YouTube e lembrei-me de como adorava cantá-la em criança.
Depois dos comentários ao meu último post, achei que não haveria momento mais indicado. É um tema lindíssimo que fala da adopção e acaba por retratar o amor de qualquer pai pelo seu filho, seja ele biológico ou não.
Este tema é também para ti, pipoca...

Prendre un enfant par la main
Pour l'emmener vers demain.
Pour lui donner la confiance en son pas
Prendre un enfant pour un roi.
Prendre un enfant dans ses bras
Et pour la première fois
Sécher ses larmes en étouffant de joie
Prendre un enfant dans ses bras.

Prendre un enfant par le coeur
Pour soulager ses malheurs,
Tout doucement, sans parler, sans pudeur,
Prendre un enfant sur son coeur.
Prendre un enfant dans ses bras
Mais pour la première fois
Verser des larmes en étouffant sa joie,
Prendre un enfant contre soi.

Prendre un enfant par la main
Et lui chanter des refrains
Pour qu'il s'endorme à la tombée du jour,
Prendre un enfant par l'amour.
Prendre un enfant comme il vient
Et consoler ses chagrins,
Vivre sa vie des années puis soudain,
Prendre un enfant par la main,
En regardant tout au bout du chemin

Prendre un enfant pour le sien.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Adrenalina


Como qualquer pessoa, a minha vida lembra-me às vezes uma montanha-russa. Tem momentos altos, momentos assim assim e momentos tão baixos que parece que me enfio na terra e vou por ali abaixo, sem saber onde parar, até ressurgir eventualmente um dia nas Antípodas, com indígenas a olharem para mim com ar curioso e a colocarem a inevitável pergunta: quem é esta tontinha toda suja de terra que fala inglês com sotaque francês???
Mas voltando à montanha-russa... :-)
Os momentos altos são tão maravilhosos que correspondem a autênticas descargas de adrenalina onde tudo é intenso: as sensações, as emoções, etc. Tudo isso seria fantástico, não fosse o que vem a seguir... a ressaca! É que depois de uma descarga de adrenalina, só mesmo outra descarga para nos manter em alta. Mas, e nisto há que aceitar que a adrenalina não é coisa que abunde por aí e a vida é feita de muitos outros momentos que temos de aceitar...quando não sabemos quando virá a próxima descarga de adrenalina, temos de encontrar uma forma de serenar, de viver com a lembrança e a saudade desses momentos e aprender a gostar também dos momentos mais calmos da nossa vida.
Ora, é precisamente isso que tenho andado a fazer e ontem lembrei-me da secular técnica da respiração (antes que perguntem, esclareço desde já que não sou loira, hehe): inspirar, expirar, inspirar, expirar...
E não é que resulta??? (com muita força de vontade e alguma auto-sugestão, claro)

PS: sei que não perceberam nada do que disse, mas deixem lá, nem eu me percebo às vezes :-))

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Fragile



Adoro esta música. Há dias em que me sinto assim, frágil...

terça-feira, 26 de maio de 2009

Anos 70


Este sábado fui ver o musical Dancing Queen ao Coliseu dos Recreios...um espectáculo com os maiores êxitos dos anos 70: ABBA, Bee Gees, Village People...
Para entrar verdadeiramente no espírito da “coisa”, vesti umas calças castanhas e uma camisola comprida com riscas brilhantes...tentando criar um look disco (mas na verdade, acho que mais ninguém se apercebeu deste visual “intencional” a não ser a minha própria pessoa...hum!)
No início, nada parecia correr bem, o som estava mau, os bailarinos ainda não tinham aquecido e não estavam sincronizados e a bailarina principal conseguiu cair da cadeira onde se tinha içado...
Mas não passou disso, 5 minutos de “azar inicial” que esqueci rapidamente na hora e meia que se seguiu...Foi um show espectacular: a coreografia, as vozes, tudo. Muito dinamismo, um guarda-roupa fabuloso e uma escolha musical sem repreensão...para quem gosta dos anos 70 e espera isso mesmo, uma amostra musical dessa época :-)
Ainda me ri quando trouxeram o tema Y.M.C.A dos Village People e conseguiram vestir de índio o bailarino mais branquela e mais alto da companhia...muito convincente, lol.
Ouvi temas como Dancing Queen, Mamma Mia, Thank You For The Music, Waterloo, The Winner Takes It All, Fernando, Saturday Night Fever, Celebration, Y.M.C.A., In The Navy, Staying alive, etc, etc

Um musical aclamado em todo o mundo e agora cá em casa também!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Aaaaaaaaaaiaaaaaaaa



Ai como eu ansiava por este "apelo" quando era criança.
O Tarzan foi um dos primeiros heróis que conheci na TV, provavelmente uma das minhas paixões mais primitivas (fazendo jus à personagem, hehe).
Mas agora, com algum distanciamento e alguma maturidade, ainda reconheço que teria o seu encanto ter um homem quase nu, só com uns farrapos à volta da cintura, uns abdominais perfeitos...a dizer-me Me Tarzan, You Sylvie (esqueçam lá a Jane que o blog é meu e hei-de ser sempre a heroína do meu estaminé ;-)), mas este gritinho...nãããããããããã...não me parece que se enquadre em nenhum momento do meu dia...
Então de manhã, só a ideia de ser acordada com um homem a guinchar aos meus ouvidos...acho que o atirava às cadelas!!!

Claro que poderia eventualmente fazer as pazes...com outras práticas onde não me importaria de ter de volta o meu "selvagem", o meu "homem das cavernas" (assobio). É que com um diafragma destes, sabe-se lá do que o homem não é capaz?!!! Ai Tarzan, Tarzan...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

É nestas horas que ouço TIC TAC, TIC TAC...



Há lá coisa mais bonita e universal do que a gargalhada dum bebé?
As saudades que eu tenho destas gargalhadas que a Rita dava...eram iguaizinhas :-)

segunda-feira, 18 de maio de 2009

No silêncio do quarto...


Chego de mansinho, pisando o soalho com passos delicados, nas minhas pantufas de lã. Habituo os meus olhos à penumbra do quarto e percebo que estás a dormir. O teu rosto transmite serenidade e eu apaixono-me de novo, como se fosse a primeira vez, por todos esses traços que estão agora em repouso e que ganham vida quando os usas para me falar, sorrir e beijar. Não sabes, mas és agora a presa do meu olhar. Faço-te meu em tudo o que te dou no silêncio do quarto, e tu não vês.
Encosto o ouvido, com cuidado para não te acordar, e moldo a minha respiração à tua, num gentil inspirar que torno ainda mais carinhoso ao expirar. Mexes-te no teu sono, talvez me sintas nos teus sonhos, e eu não resisto, passo os dedos no teu cabelo, numa carícia quase imperceptível que quero doce e suave como o amor que às vezes sinto por ti. Sou tua e tu não vês.
Serenas novamente e eu intensifico o meu olhar. O lençol adoptou a tua forma, deixando adivinhar o corpo que tantas vezes explorei e amei. São milímetros e milímetros de pele com sinais e cicatrizes de uma vida na qual fundi a minha própria vida. Queria levantar agora o lençol para beijar esse corpo que adivinho nu por baixo do tecido. Levanto a mão para te tocar, mas retraio-me, e em vez disso, aperto os dedos com força no colchão, segurando uma carícia que quero forte e apaixonada como o amor que às vezes sinto por ti. Sou tua e tu não vês.
Contorno a cama e deito-me com cuidado ao teu lado, contrariando a vontade que tenho de te acordar.
Deves sentir a minha presença, pois chegas-te para junto de mim no mesmo movimento sincrónico que me leva até ti. Moldas-te para eu aninhar o meu corpo no teu corpo e eu fecho os olhos, saboreando o refúgio desse casulo que fizeste para mim. Adormeço com um sorriso, sabendo que o meu dia terminará em ti e o amanhã começará também em ti. E eu, continuarei a ser tua, ora doce e suave como uma brisa, ora forte e apaixonada como uma chama.

É este o amor que tenho guardado para ti.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Man I feel like a woman!



I-n-e-b-r-i-a-n-t-e-s, assim foram estes últimos dois dias...
Sinto-me MULHER da cabeça aos pés, única, sensual ... poderosa :-)

PS: partilharei o que for possível nos próximos capítulos...algumas coisas guardarei só para mim :-)

18/11 de 2009: ainda não vi o book, só recebi 5 fotos por mail :-(

terça-feira, 12 de maio de 2009

Azul, outra vez... e porque não?



Várias razões para ter escolhido esta música:
  1. ADORO merengue, não só ouvir, mas sobretudo dançar. Tem um ritmo muito quente.
  2. Azul é a minha cor favorita
  3. Esta música lembra-me o Verão, as saídas à noite e outras coisas mais :-)
  4. Última razão, mas não menos importante...o meu Porto já é TETRA campeão, olé!!!


domingo, 10 de maio de 2009

Campanha anti-tédio...



Este exemplo pode não ser dos mais "cívicos", hehe, mas espero chegar à velhice mantendo o espírito traquina que tenho actualmente.

Como mostra o anúncio, a diversão não tem prazo de validade ;-)

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Nada mais actual...

Em ano de eleições, a frase não podia ser mais adequada.
Tenho ouvido muita gente dizer que este ano não irá votar, tal é o desalento com o panorama político nacional.
Pessoalmente, penso que a única forma de marcar posição e mostrar descontentamento com os tristes "exemplares" que nos querem representar, é votar em branco.
Até porque assim, não poderão vir dizer que as pessoas não votaram por ser fim-de-semana prolongado, porque os portugueses se desinteressam em geral por política, etc, etc...
Não, o meu voto em branco deixará bem claro que não acredito haver candidatos dignos desse nome, mas que nem por isso quero abdicar do meu direito de votar!

Obrigada Sam pelo mail.

Jinhos, adoro-te

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Vento


Começa com um sopro.
Pêlos que se eriçam, poros que intumescem e um arrepio que chega como cócegas e espalha-se em ondas intensas, como um tsunami, alagando a quietude do meu bem-estar. Estou sentada no sofá, olhos meio fechados, meio abertos, protegidos pelo conforto das paredes, mas cativos da violência que pressentem.
Lá fora, as folhas voam, rodopiam no ar e ouço um som sibilante que me lembra um lobo a uivar. As árvores dançam e agitam os seus ramos num ritmo frenético que nenhum músico conseguiria acompanhar e eu levanto-me, hipnotizada como uma serpente por esta música que ouço tocar. Encosto o nariz à janela e cheiro, absorvo a terra que se revolve e exala aromas secretos deixados por todas as vidas que a pisaram. São pegadas, corpos decompostos, secreções de gente e animais que ali deixaram o seu rasto e sinais de todas as suas vivências, passadas e presentes.
Estou lá fora, fundi-me naquela agitação onde posso dar largas à minha própria comoção. Grito sem que ninguém me ouça, choro lágrimas contidas, sentidas que se desintegram em múltiplas partículas espalhadas no ar; entrego o meu corpo às rajadas que o invadem e o atiram para onde querem, como um furacão, e solto gargalhadas e gemidos que são imediatamente abafados pelo eco da natureza desenfreada. Rendo-me finalmente diante de tanta imensidão, a do que sinto e abafo dentro de mim e a do fenómeno que presencio.

Ouço o vento lá fora, mas a verdadeira tormenta passa-se cá dentro.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Verão azul



Lembram-se desta série?
Dizem que "de Espanha nem bons ventos, nem bons casamentos", mas aqui está a excepção à regra, hehe. Era realmente uma série muito gira.
E o genérico era simplesmente fabuloso...

sexta-feira, 1 de maio de 2009

O Arcano do meu nome

Há uns tempos, decidi fazer algo que sempre despertou a minha curiosidade...pedi para elaborarem o meu mapa astral. Eu e a Melissa rimo-nos muito com alguns resultados e respectivas interpretações...não podiam ser mais vagas ou mais "ao lado".
Entretanto, aproveitei para saber qual é o arcano do Tarot que representa o meu nome, sendo que este indica algumas características pessoais ...

Aqui vai o resultado que até achei engraçado, hehe

O meu Arcano Pessoal é: 8 - A JUSTIÇA (Rider Tarot: A Força)
Palavras-Chave: Rectidão e Equilíbrio
  • Acontecimento marcante a nível psicológico aos 8 anos de idade;
    (de facto, fui operada à apendicite com esta idade, foi algo traumatizante, ainda hoje me sinto sufocar em hospitais)
  • Sentido de justiça apurado;
  • Autoridade;
  • Deseja obter o máximo de respeito por parte dos outros
    (sim, é um requisito básico...)
  • Dúvidas acerca da capacidade;
    (às vezes, não sempre)
  • Muitas vezes dura demais consigo mesma;
    (vou abster-me de comentar)
  • Quer ser imparcial nas discussões
    (sou tudo menos imparcial nas discussões…nessa altura, costumo dizer que só vejo vermelho à frente, lol)
  • Magnitude e comportamento refinado;
    (ah pois, sou muito fina, eu!)
  • Quer ser ouvido(a) e fazer valer sua vontade;
    (não era mais fácil dizer que sou teimosa?)
  • Desafios na relação a dois;
    (ui, ui!)
  • Cuidado com o autoritarismo;
  • Conflitos de poder com figuras masculinas;
    (é que eles afectam a minha “feminilidade” ;-))
  • Busca segurança máxima;
  • Previdência;
  • Instinto protector e defesa do seu território;
    (sou possessiva...)
  • Quer e passa credibilidade;
  • Confiança adquirida;
    (é uma aprendizagem diária…)
  • Sociabiliza escolhendo bem com quem se relacionar;
    (sim, estou sempre rodeada de gente que me quer bem)
  • Não seja tão severa consigo mesma;
    (e como se faz isso?)
  • Princípio e honestidade;
  • Segue as leis e procura aplicá-las na prática;
  • Mente inquieta;
    (devia ser "muiiiito inquieta")
  • Capacidade criativa a nível técnico;
  • Poder absoluto pelas palavras;
    (pode ser um dom ou uma maldição…)
  • "Morde e assopra"
    (esta não percebi…alguém sabe o que quer dizer? penso que se trata de uma expressão brasileira)
  • Cuidado com a inflexibilidade;
    (estou a trabalhar nisso…)
  • Pune-se quando não consegue exactamente o que programou;
    (lido mal com expectativas goradas)
  • Controlo emocional;
    (era bom, era…esta não podia estar mais ao lado, lol)
  • Cuidado com o conformismo;
    (eu sou por natureza uma INconformista!)
  • Empenha-se ao máximo no que faz;
  • Orgulho intelectual;
    (e não só…)
  • Firmeza e controlo;
  • Assuntos burocráticos e legais são um desafio;
    (odeio burocracia…)
  • Atenção aos rins e aparelho circulatório;
    (é um pouco mais acima…o meu calcanhar de Aquiles é mesmo o estômago!)
  • O trabalho é a válvula de escape;
    (correcção: os amigos e o blogue…)
  • Receio de cometer enganos;
  • Produtividade;
  • Maturidade adquirida a duras penas;
  • Mãe severa ou distante emocionalmente;
    (odiei esta frase, Freud diria que é por reconhecer a veracidade das palavras…espero que não, pois adoro a minha Pipoca)
  • Privação do prazer;
    (tenho melhorado nesse campo :-))
  • Falsa modéstia;
    (não concordo, mas não me compete a mim avaliar…)
  • Temperamento ensimesmado;
    (sim, sou tão pensativa quanto emotiva)

Assim sou eu...isso e muito mais, como qualquer outra pessoa ;-)