domingo, 24 de janeiro de 2010

Antes do Amanhecer (Before Sunrise)





Decidi começar o ano partilhando convosco um dos meus filmes favoritos de sempre com Ethan Hawke (Jesse) e Julie Delpy (Céline). Não é um filme comum, pois toda a acção gira em torno do encontro casual entre dois desconhecidos e da química/conversas que surgem entre eles ao longo do dia que decidem passar juntos. Amo este filme pela sua faceta multicultural, pelo cenário escolhido e sobretudo por ilustrar a química e os sentimentos que nascem nas personagens através das longas horas de conversa. É um filme de um romantismo delicioso, mas terra a terra, e confesso que só de ver estas cenas no Youtube, fiquei com borboletas no estômago.
Curiosamente, também tenho a sequela do filme em DVD (Antes do Anoitecer/Before Sunset) , mas nunca me atrevi a vê-la com medo de estragar a magia do primeiro filme.
"You know what they say that we're all each others deamons and angels, well she was literally my angel..."

3 comentários:

Yellow McGregor disse...

Trimn... trimn...
Está lá? É da guerra de 1914?...
Não, desculpa, não era bem isso que eu queria dizer :-)
Em primeiro lugar agradeço-te pois descobri este filme com a tua ajuda. E é um daqueles filmes que eu fiquei a gostar muito. Não sabia que existia uma sequela (vou já à procura dela. Da sequela e não da Julie Delpy :-)).
Como o programa que o "Jesse" queria fazer - para a televisão por cabo - este filme é também uma “Poesia da vida quotidiana”.
E falando em poesia temos o poema do W. H. Auden e aquele poeta à beira-rio...
Bela escolha para post sem dúvida.
Com um ramo de :-) antes de amanhecer e outro antes de anoitecer.

Anónimo disse...

Podes ver o segundo filme, não há problema!

Beijo,

Rui

Lily disse...

Pois eu vi ambos os filmes e guardo-os num cantinho especial. Eu que até não sou muito destas coisas do romantismo confesso que fiquei tocada por ambos. É o tipo de momento que eu acho que todos nós deveríamos viver, nem que fosse uma única vez na vida...