domingo, 7 de junho de 2009

Flamenco com Javier Báron

Javier Báron ao centro, com os 2 outros bailarinos
que o acompanharam

Na passada 5ª-feira, dia 4 de Junho, recebi da Sofia a minha prenda de aniversário para a qual tinha sido convocada há algum tempo: levou-me a assistir a um espectáculo de flamenco na Aula Magna.
O artista principal era Javier Báron, um mestre da arte flamenca que recebeu no ano passado o Prémio Nacional de Dança de Espanha.
Adorei toda a experiência, o bailado, as guitarras, as vozes que às vezes pareciam lamúrias, o som do sapateado...
Nunca tinha antes assistido a um espectáculo de flamenco e isso só veio confirmar o que eu já sabia, sou completamente apaixonada por dança!
Obrigada bichinho, adorei a surpresa.

2 comentários:

YellowMcGregor disse...

Pese embora a dança e a guitarra tenha surgido mais tarde na arte flamenca, devo dizer que aquilo que me mais admira é a "dança dos dedos na guitarra"... impressionante! "Arrepiante"! Quem nunca se deleitou com os sons "tirados" duma guitarra espanhola? Mas, também nós, temos por cá obras apaixonantes como os "verde anos" tocado pela guitarra portuguesa do grande Carlos Paredes .
Obras interessantes também são, certamente, os filmes do cineasta espanhol Carlos Saura: "Flamenco" e "Fados". Aliás, neste último temos uma extraordinária interpretação do "Meu Fado" feito pela Mariza e pelo Miguel Poveda (cantor flamenco):
http://www.youtube.com/watch?v=IQ5CPMWMtPg
Com um ramo de :-)

Sofisga disse...

Foi um prazer poder partilhar contigo esta minha paixão pelas expressões artísticas fortes que sublimam as emoções. A ver se arranjo um tango argentino para a próxima;)