terça-feira, 19 de agosto de 2008

Pedra filosofal de António Gedeão



Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.
Eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.
Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é Cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.

António Gedeão

Esta música estava há muito tempo esquecida na minha memória e hoje, assim do nada, invadiu os meus pensamentos e comecei a cantar este poema que adoro.
Na verdade, até foi arrepiante porque à medida que recitava o poema, parecia que havia uma pequenina voz dentro de mim a cutucar-me, a provocar-me e a pedir-me satisfações por andar tão esquecida de sonhar.

A essa pequenina voz, eu respondo: sonho, sim...mas sonho baixinho, talvez assim não doa tanto se o sonho não se realizar...

Sonhem comigo porque como diz o poeta "o sonho comanda a vida" e esta parte acrescento eu:
o sonho dá alento, mas bom mesmo é partilhá-lo com alguém para que se transforme em algo mais do que um mero devaneio solitário. É que mesmo depois de realizado, o prazer que traz é totalmente diferente...

Alguém se atreve a sonhar comigo? :-)

5 comentários:

jpsantarem disse...

A-do-ro... adoro esta música, o poema. Estudei o poema/música no liceu em Ourém (talvez no 9ºano, quiça no 10º), na altura que estudei não gostava tanto...mas depois passei a adorar!!!
É lindo... ainda me lembrava de grande parte da letra mesmo depois destes anos todos.
Boa escolha...Sylvie!!!

Liliane disse...

Olá Sylvie... Parece que afinal ainda há aí, nem que seja no fundo, alguma coisa que te faz sonhar... Espero que em breve mudes de opnião em relação ao Amor... porque o teu comentario no meu post sobre o assunto não foi muito animador.
Sonha... mas não sonhes baixinho... Sonha alto com os pes no chão e principalemnete acredita... Nem tudo são rosas... Mas tb nem tudo são espinhos...
Beijinhos

Sylvie disse...

Liliane, eu sou uma sonhadora por natureza :-)
Quanto ao amor, isso é outra conversa...mas nunca disse que não existe, só não acredito que haja muita gente com essa capacidade de entrega que mencionas...
Estamos a ficar todos muito individualistas, amamos na medida em que isso não exija muito de nós...e apenas nessa condição.
Mas eu amo...amo muita coisa e muita gente ;-)
Jinhos...e olha, bons sonhos e melhores amores ainda!

Sylvie disse...

Papin, deves ter estudado esse poema no 10º ano, porque éramos da mesma turma no 9º e eu não me lembro do poema...mas também a minha memória em termos de matéria escolar é muito limitada...lembro-me dos Lusíadas, isso lembro :-)
Qualquer dia, até gostas de fado, vai por mim... ;-)
Começa a ouvir Mariza ou Carlos do Carmo...é muito bom...

Liliane disse...

Pois é Sylvie... Realmente não há muita gente que se disponha a entregar-se assim ao amor... O que acho uma pena!!! Talvez em tempos também tenha sido assim... Hoje não... Se faço bem ou mal tb não sei... Se vou sofrer ou não, tb não sei...Mas assim posso dizer que vivi...

Realmente é engraçado a nossa empatia sem nos conhecermos... E o à vontade com que falamos das coisas mesmo sem saber nada em concreto...
Ainda há quem não compreenda/entenda isso??? Já tentei explicar... mas sem sucesso... Talvez tu, uma pessoa das "letras" consigas explicar o porque destas coisas acontecerem... ;)