segunda-feira, 7 de junho de 2010

RIP


Há cerca de um mês, cumpri a promessa feita à Rita de lhe dar um peixinho. O bichinho lá foi escolhido entre muitos semelhantes, baptizado com o nome de Nada-nada (ela argumentou que gosta de dar às coisas o nome daquilo que fazem, daí já ter chamado “frio-frio” ao boneco de neve) e a criatura cá andou estas semanas a comer e a c…feliz e contente no pequeno aquário que lhe comprei. Sim, porque não sei se influenciado pelo comportamento da pequena, mas este peixe parecia que tinha sistema de injecção directa, comia e c...na hora! Costumava brincar com a Rita e dizer que tínhamos escolhido o peixe mais “cagão” do aquário, hehe.
Ora, dado a minha vasta experiência nesta área, avisei-a mal comprámos o peixinho de que o tempo de vida destes pequenos seres é ainda mais pequeno do que eles...e esta semana, a vida encarregou-se de me dar razão. Comecei a preparar a pipoca para o desfecho inevitável e para a cerimónia fúnebre que se avizinhava, até porque o Nada-nada tinha um aspecto cada vez mais digno de um filme de terror. E hoje, quando me levantei, lá estava o pobre coitado a boiar no aquário; escondi-o atrás de um recipiente para a Rita poder tomar pequeno-almoço descansada, mas quando ia a sair do banho, ela disse-me que o peixe não se mexia…*assobio*
Prometi fazer-lhe mais tarde uma festa de despedida e enviar o amiguinho para uma viagem de sonho...via sanita! (ideia a que ela achou muita piada)
Chegámos a casa, a pipoca deitou algumas lágrimas, decidiu escrever uma cartinha ao peixinho desejando-lhe as melhoras (don't ask!) antes de o mandar pela sanita. Lá escreveu o nome e desenhou uma menina numa folha de papel higiénico, puxou o autoclismo enquanto cantava uma música de despedida improvisada na hora e veio depois chorar para o meu colo das muitas saudades que já tinha do amiguinho. Cantámos mais umas canções de homenagem ao peixinho e virámos a página com a promessa de que vamos buscar um irmão do Nada-nada no final da semana.

Ou seja, vou andar a limpar caquinha de peixe durante mais uns tempos...

8 comentários:

Sofisga disse...

E para a Ritinha, não vai nada-nada-nada??? TUDO, TUDO! Ela que traga mas é a mãe dela aqui a Sesimbra visitar a tia Sofia que vai ver o que é belo peixe, principalmente no prato;)

Sylvie disse...

Por acaso...não está nada mal pensado. A ver se chega mesmo o bom tempo para passarmos um fim-de-semana em casa da tia-bichinho :-)

YellowMcGregor disse...

Eu já vi cerimónias fúnebres "weird", como no filme "P.S. I Love You"...
mas esta aqui... lol
Um beijinho solidário para com a Ritinha ;-)

myguiltyself disse...

devias investir numa piranha!

Glameowtyx disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Glameowtyx disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Glameowtyx disse...

esse peixe é um kinguio q pode chegar a 30cm e viver 20 anos,se bem cuidade,é claro(um aquário de no mínimo 80L com oxigenador,filtro,cascalho e plantas artíficiais)
mesmo tendo nascido em um aquário merece uma boa vida,não?
vc acha q em uma bola de vidro vai ter uma boa vida?
por favor não compre mais peixe pq realmente custa caro tudo o que eles precisam e se não pode pagar por isso não tenha mais eixinhos inocentes que acabam morrendo sem ter boa vida.
muita gente trata peixinhos como algo descartavel que não precisa saber cuidar pq é muito facil e tals e q vive 1 mes e já é bastante,que é um animalzinho q qualquer um pode ter.
de certo modo é "faceil de cuidar" pq não faz barulho e não suja a casa,mas precisa de muitos cuidados pq é senível.
se nem todos podem ter cãoespq é dificil de cuidar e pq precisa de muitos cuidados um peixe precisa de 10 vezes mais cuidados.
eu mesma sei disso pq quando era pequena eu tinha esses peixinhos dourados em aquarios pequenininhos,mas eu não fazia nada pq eu mal entendia que aquilo era um ser vivo.
mas vc,que ja é adulta?
como compra um animal se não tem condições de cuidar e arcar com as despesas?
por favor,não condene mais peixinhos.

Glameowtyx disse...

hahahahahaahah
vc se acha experiente nessa area?
vc acha q o peixe estava feliz?
hahahahahahahahahahahahahahhaahahahahhahahahahahahahahhahahahhaha
e só tem vida curta qd não são bem tratados.
podem sim ficar muito grandes,assim como seu tempo de vida.

além de maltratar animais é mentirosa,não sabes nada sobre peixes,com certeza não,senão saberia q não devia ter comprado ele.
que para ritinha não significa NADA.