segunda-feira, 30 de junho de 2008

Borboletas


Ultimamente tenho pensado muito no termo borboleta…
Designa um insecto provido de quatro grandes asas, de cores geralmente vivas, que sofre uma metamorfose; designa também um estilo de natação igualmente conhecido por mariposa, uma espécie de peixe, e outras coisas mais…
O que há de fascinante nas borboletas é a metamorfose por que passam. O seu ciclo de vida engloba a fase do ovo, larva, crisálida e imago, a borboleta adulta propriamente dita. Se eu fosse uma borboleta, não sei em que fase da minha vida estaria. O mais provável seria situar-me entre duas fases, pois já não me reconheço no que era, e também não sei o que sou. Sou assim, pronto, um ser suspenso na vida que me carrega…Sei que sou mulher, mãe, filha, irmã, e mais alguém, alguém cujos traços reconheço vagamente como se de um velho amigo se tratasse; perdi-me algures no caminho, entretida que estava em ser todas essas outras versões de mim.
Sonho em ser resgatada, mas sei que é apenas um sonho, pois aqui estou eu, sozinha, à procura de mim. Estou cansada, queria deitar-me num colo, e assim ficar até alguém sussurrar ao meu ouvido: encontrei-te…e que bom foi reencontrar-te...
Queria poder descansar, deixar que outra pessoa me carregasse nos seus braços e mimasse verdadeiramente o ser que eu sou…queria…
E foi nessa busca de mim que fiz novos amigos e reencontrei amigos. Amigos que me ampararam gentilmente nessa viagem e trouxeram de novo as borboletas para a minha vida.
Não sei onde me leva o meu caminho, mas sei que ninguém está verdadeiramente só quando tem amigos. E no entanto, é assim que me sinto…sozinha…

6 comentários:

Liliane disse...

Porque há coisas na vida que ninguém pode fazer fazer por nós... Nem os amigos... Só nos cabe a nós mudar as coisas e muitas vezes nos reencontrarmos... MAs é sempre bom ter os amigos por perto para poder orientar um pouco toda a a (re)descoberta...
Apesar de não te conhecer, gosto do que escreves... e muita coisa compreendo muito bem...
Daí os comentarios q deixo...
Espero q não te importes....

E força para o teu resgate!!! Nem sempre é facil!!! Mas acredita que vale a pena!!!

Sofisga disse...

E vai ser sozinha que vais encontrar o teu caminho, os amigos, esses estarão lá para te apoiar e acompanhar seja qual for aquele que escolheres. Escreveste, até agora, o meu post preferido e não poderias ter escolhido melhor associação. És de facto como uma borboleta, não só pela metamorfose interior por que estás a passar actualmente, mas também pela fragilidade, beleza, cor, vivacidade que transpiras e quem te tiver na sua colecção de amizades, tem quase tudo. Espero que te reencontres em breve ou te reencontrem e, pelo caminho, não te esqueças: Paira, perscruta e voa, borboleta...

Sylvie disse...

Obrigada Liliane por acompanhares a minha jornada e fazeres do meu cantinho tb a tua casa. És sempre bem-vinda, tal como os teus comentários.
Na verdade, pensei que ninguém comentasse este post...fico contente por ver que nenhum tema é tabu e que a nudez dos sentimentos não afugenta as pessoas...
Fica bem

Sylvie disse...

Sofia,
há 18 anos que nos conhecemos, já me viste nascer e renascer algumas vezes...e eu a ti...
Como sempre, as tuas palavras sabem a abraços...é bom!

Jinhos do teu "bichinho"

Tininha disse...

Gostei muito do teu post. Também eu por vezes me sinto uma borboleta sem saber em que fase estou...
Mas mesmo sozinha, lembra-te que existe sempre alguém a olhar para ti e por ti...
Beijocas

jpsantarem disse...

É forte... é bonito... é teu!!!
Acho que traduz a fase que estás a passar...gostei!!!