sábado, 28 de março de 2009

Hoje, sou bebé

Eu, há cerca de 37 anos

Às vezes, esquecemo-nos de que fomos bebés…
E esquecemo-nos de que os nossos pais, à semelhança do que fazemos com os nossos filhos, também olhavam para nós e planeavam, sonhavam um futuro maravilhoso para nós.
Olho para esta fotografia de mim, bebé, e pergunto-me se estive à altura da vida que os meus pais sonharam para mim.
É uma pergunta que me tenho feito com alguma frequência no último ano porque desejo que a minha filha, daqui a muitos anos, não se esqueça de que, embora adulta, continuará a ser o bebé a quem desejei o melhor do mundo.
Por isso, tenho-me esforçado por honrar os sonhos que os meus pais tiveram para mim, por ter para comigo o mesmo olhar generoso e carinhoso que eles tinham quando me seguravam nos braços. E esse olhar ajuda-me a lutar pelo direito de acordar e adormecer todos os dias mais feliz.
Além da nobreza de carácter, é essa a principal herança que quero transmitir à Rita.
Hoje, não será o dia que planeei, tenho uma nuvenzinha a pairar sobre a minha cabeça, mas no meio de algum melancolismo, sei que tenho ali preparada uma coroa com o número 37 que a minha pipoca fez para mim, dizendo-me que, hoje, eu seria a rainha. Só por isso, vou deitar-me ao lado dela, doentinha e febril, um pouco mais feliz.

8 comentários:

Sylvie disse...

João, tomei a liberdade de transferir para o dia certo, este lindo poema que me escreveste. Obrigada.

"A minha forma de te desejar parabéns neste dia 28 de Março:

Palavra a palavra
Ou num livre improviso…
Traço artistico…
Ou geometricamente preciso.
Traduzindo…
Reproduzindo…
Modos de pensar;
Sentir;
Falar;
Viver;
Cantar;
Já não é mera tradução dos vocábulos,
Mas tradução de ideias… Sentimentos!
(Confundir-se-á ela com os textos,
Em algum dos momentos?)
Sonhadora… Caprichosa… Romântica…
Como conhece-la… Pela semântica?
Com ela tudo ganha novo sentido,
Como uma polissemia lexical;
Fugindo à literalidade,
Rumo a uma liberdade… quase musical.
Porque nela, tudo é rico:
Sintaxe, discurso, léxico e dicotomia;
No universo da linguística,
Reina na morfologia;
Ela é uma engenheira monemas… sintemas…
Uma fazedora de pontes;
Transladando para nós,
Obras doutras fontes.
E dos sonhos? Será tradutora?
Muito possivelmente…
Porque, na verdade, ela é única.
Incontornável? Evidentemente!..."

Com um ramo de :-)

Sandra disse...

MUITOS PARABÉNS!!!!!!!!!

Como sabes não tenho muito jeito para escrever/dizer frases bonitas e lapidares, mas acho que também não é necessário, pois sabes o que sinto por ti...

Que sejas muito feliz hoje e sempre!

Beijos da tua Amiga
Sandra S.

jpsantarem disse...

Muitos PARABÉNS!!!

Desejo-te um dia de aniversário muito feliz, cheio de miminhos...como tu gostas!!!

YellowMcGregor disse...

Mesmo doentinha e febril, acredito que do olhar da Princesinha sairá um brilho especial, como a luz do Sol; E ao cruzar essa nuvenzinha que paira neste teu dia (bem como na lagrimazinha sustida que deverá existir...), irá formar um lindo arco-íris para colorir os vossos corações. Parabéns para ti e votos de rápidas melhoras para a Boneca.
Dois ramos de :-)

Anna disse...

Muitos parabéns, Sylvie!!
Espero que, apesar dessa pequena nuvenzinha, o dia esteja a ser esplêndido!
Acredito sinceramente que nobreza de carácter será coisa que não faltará na herança para a tua Ritinha!
Acredito também que essas pequenas dúvidas que te passam pela cabeça sejam comuns a muitos de nós - a todos o que pensam no assunto - e, tal como eu o sinto, certamente não serei a encarnação do ideal que os meus pais projectaram para mim... Não... sigo o meu caminho, tomo as minhas decisões de acordo com o que sou... E é o que todos fazemos, penso... Não somos uma reprodução exacta do tal ideal, mas o facto de nos termos talhado a nós mesmos à nossa maneira, construindo uma personalidade e um destino que é só nosso, é tanto ou mais motivo de orgulho para eles!

Aproveita muito bem o resto do teu dia!
Um beijinho muito grande!*

Sofisga disse...

Parabéns meu bichinho, pelo que sempre foste, pelo que ainda és e, principalmente, pelo que ainda podes vir a ser. O sonho comanda a vida e basta tu quereres para que o teu mundo pule e avance como bola colorida nas mãos de uma criança. Adoro-te. Sê feliz!

Nathalie disse...

Espero que tenha sido um dia óptimo dentro do possivel! Recebeste com certeza miminhos de muitos...
Um fim de dia agradavel!
Muitos parabens!
A amiga Nathalie

Liliane disse...

Ola! Sylvie!
Venho atrasada... Mas mais vale tarde do que nunca... ;)
Parabéns!!!
É tão bom podermos festajar o nosso dia!!

Beijokas