quinta-feira, 10 de julho de 2008

"Românticos" por Pedro Mexia


Este post foi colocado pelo Pedro Mexia no seu blog Estado Civil em 17/06/08.
Obrigada Rui por me dares a conhecer este blog...tinhas razão, gosto muito.


"O «romantismo» tem uma estranha conotação «feminina». Talvez noutros tempos isso fizesse sentido, por causa do gigantesco universo das leitoras de romances. Hoje, numa grande cidade, as mulheres são gélidas. Acima de determinada «classe social», nenhuma mulher se aventura em arroubos sentimentais. Em compensação, conheço dúzias de homens perdidamente românticos, miseráveis, fungantes, tremendistas, encostados à parede com Yeats e bebidas espirituosas.


Fiquei reconfortado quando encontrei a mesma experiência (com sotaque irlandês) em Monster (2004), espectáculo ao vivo do impagável Dylan Moran (Black Books):


«Não quero fazer grandes generalizações sobre as mulheres. Não estou aqui para isso. Acho de mau gosto. Só digo isto: elas não têm sentimentos.


Porque na verdade os homens é que são românticos. Os homens é que dizem coisas como:"Conheci uma pessoa. Ela é fantástica. Se eu não fico com ela, estou fodido. Não aguento mais. A sério. Ela transformou completamente a minha vida. Tenho um emprego, uma casa; e tudo isso já não vale nada. Não aguento mais. Tenho que estar com ela. Porque senão acabo entrevado, alcoólico e com umas calças piolhosas. E nunca mais saio à rua".


Ora isto é o que as mulheres dizem sobre sapatos».


Logo agora que começava a perder a esperança...surge este post. Obrigada Pedro!
Números de telefone, não há??? :-)
A propósito, eu li esses romances, uma quantidade infindável deles...e acredito que ainda haja por aí muitas mulheres como eu...e nós somos tudo, menos gélidas...





10 comentários:

Sofisga disse...

Ó meus “amigos” (Pedro e Dylan), francamente, em que mundo têm andado? Com que mulheres se têm dado? Fartaram-se das gélidas das grandes cidades e agora vão enfiar-se onde? Nas aldeias a experimentar as que usam bigode??? Ah, mas não faz mal, porque pelo menos, essas são românticas, é verdade... Olhem, gélida (quase frígida mesmo!) fiquei eu a ler este texto e, para quem não gosta de generalizar, dizer que as mulheres não têm sentimentos, foi de mestre, sim senhor, muito coerente. Inverteram-se os papéis, de há um tempo a esta parte, sim inverteram-se um pouco e ainda bem, são vocês que agora vestem o avental, cuidam das crianças, são mandados para casa depois de umas horas (com sorte!) de sexo? A vida é tramada, de facto. Há mulheres românticas sim mas é preciso descobri-las, ou melhor, saber como as descobrir e, nalguns casos, ajudar a fazer vir ao de cima esse seu lado que, muitas vezes, a azáfama da vida moderna ou qualquer outro motivo encobre temporariamente, só que isso também depende muito dos homens e não é com certeza a afirmar que elas não existem que as vão encontrar. Deixo-vos, porém, uma dica sobre onde poderão encontrar uma data de mulheres românticas que, num dado momento das suas vidas, se cruzaram com homens igualmente românticos (quiçá, do tipo “miseráveis, fungantes, tremendistas, encostados à parede”...) sem grande esforço: APAV. Quanto a ti Sylvie, podes continuar a acreditar, pois os românticos são tudo menos uma espécie em vias de extinção. Tanto eles como elas, felizmente;)

Anónimo disse...

E, pronto, uma vez que me vejo obrigada a escrever...para manter uma amizade que prezo... aqui vai a minha posta de pescada:

Chamem-me gélida à vontade que eu até gosto!
Hummmm, que geladinha que eu sou....sou tão gelada que às vezes me confundem com um gelado e me querem lamber...

Um beijo fresquinho,
Sandra S.

Sylvie disse...

Boa resposta, Sandra!
Mas não é preciso ser-se geladinha para conseguir esse efeito. Esta semana disseram-me (sem segundas intenções) que eu era um bombon de doce que era...ora eu também costumo lamber os bombons..adoro senti-los derreter na boca e lambuzar-me toda com essa sensação...
Gosto de ser um bombon, ah pois gosto...mas pensando bem...também não me importava de ser um chupa-chupa....
Isto está bonito, está!
Lol

Anónimo disse...

Humm...estou aqui a olhar para ti e não acho que tenhas cara de chupa-chupa, é demasiado "barato" para ti... Tu serias um daqueles bombons mais delicados, com um recheio de sabor mais intenso...para saborear e saborear...

Beijinhos para ti, "meu" bombom!

Sandra S.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Um bombom que se derrete lentamente na boca...

Anónimo disse...

"O nosso feminismo tem algumas coisas em que faz lembrar um machismo ao contrário, e alimenta-se de estatísticas desactualizadas,verdades mortas e indignações fáceis a partir da simplificação ou adulteração das coisas" Autor desta obra prima Miguel Sousa Tavares (Expresso)

Anónimo disse...

No meu entender gélidos só os polos e talvez a Sibéria e a Patagónia (que apesar de gélida é linda ao que consta...).
Gélidas são as figuras que certos palermas ressabiados fazem ao chamar gélidas às mulheres, sejam elas quais forem.
Até porque eu não acredito muito nessa história de temperaturas. O segredo está no aquecimento global(if you know what I mean)?

Sofisga disse...

Mas que bem postado este comentário anterior, sim senhor! Adorei a forma, quase poética, como em poucas palavras o Pedro Mata um Pedro que Mexia...

Sylvie disse...

Mas que boa conversa que este post iniciou...
Pedro, obrigada por trazeres uma opinião masculina diferente e, sobretudo, muito bem fundamentada!
De facto, quer se trate de homens ou mulheres...acredito que a temperatura é mera semântica. Venha a acendalha certa e logo veremos se o frio se instala!!!
Beijos de uma portuguesa que, embora a viver numa cidade, nunca se tornou gélida!