terça-feira, 29 de julho de 2008

Nada é para sempre?

Há pouco tempo, conversei com um grande amigo sobre esta máxima em que ele acredita.
Disse-lhe que me assustava esse tipo de pensamento e as pessoas que, como ele, acreditam nisso, pois na minha opinião, são pessoas que desinvestem. Perguntei inclusive se, acreditando nisso, ele não saía logo à partida derrotado de qualquer coisa a que se propusesse ou se não condenava ao fracasso quem quisesse investir nele…
E depois, passei a noite a pensar nas minhas palavras e reformulei o meu pensamento ao contrário.
E se o meu erro e o erro de muita gente fosse acreditar que existe um “para sempre”?
E se, na verdade, devêssemos todos partir do princípio contrário para continuarmos a alimentar os nossos sonhos e as nossas relações? De facto, até que ponto nos esforçamos e lutamos com garra pelo que nos faz feliz, se acreditamos que é para sempre? Não haverá nesse pensamento algum facilitismo que, por isso só, é também uma forma de desinvestimento? Afinal, para quê investir em algo que tomamos por certo? Como sequer apreciá-lo?
O que sei é que o “para sempre” em que acreditei não existe, e ao tentar perceber essa realidade e retirar algum auto-conhecimento dessa lição de vida, descobri graças a esse meu amigo que, afinal, talvez o único caminho para um "para sempre" seja acreditar que nada é para sempre…
E no entanto, como sonhadora e romântica que ainda sou, também acredito que andemos ofuscados e baralhados com falsos “para sempre”, mas que existe um "para sempre" que alguns de nós têm a felicidade de encontrar. Talvez o segredo seja construí-lo, dia após dia, sem pensar que ele existe. Talvez seja essa a forma de o fazer acontecer...
Talvez...

9 comentários:

Liliane disse...

Ola Sylvie!!
Para sempre e nunca são duas(3 no caso) palavras demasiado fortes...
MAs tb não vale a pena pensar muito nelas... O melhor mesmo é viver!!!
Viver a vida!! Pq essa sim não é para sempre e nunca se sabe quando vai acabar...

Beijinhos

myguiltyself disse...

Grandes mentiras do mundo explicadas aos ingénuos:
- "para sempre"
Basta olhar à nossa volta para ver que nada dura para sempre, pelo menos na sua forma inicial. Tudo evolui, tudo muda, menos a vontade das pessoas ficarem na mesma, agarradas ao que pensam ser "o melhor" para elas.
- "eu prometo que vou mudar"
Nenhuma mudança parte da vontade própria, mas apenas da colisão com a realidade. Se pudéssemos mudar por vontade própria, a evolução seria um acto consciente.
- "isto não dói nada"
Claro que dói, dói sempre um bocadinho, pelo menos ao início. Mas depois a gente ou relaxa e desfruta, ou decide que não está para aturar malucos, dependendo do caso... ;-)
Bjnhs
F

Anónimo disse...

Adorei, F.!

Beijinhos para ti e, claro, para a Sylvie!

S.

Anónimo disse...

Nada é para sempre, tudo tem um fim. Por esta razão temos de aproveitar ao máximo todos os momentos que a vida nos oferece e encontrar objectivos a atingir.
A vida é como um "jogo" em que somos a personagem principal e vamos enfrentando dificuldades (as vezes com a ajuda dos outros) para conseguir-mos ir para o próximo nível. O que interessa é não desistir!! NUNCA!!. Temos que lutar e ter vontade de vencer para chegar ao fim, com a certeza que demos o nosso melhor.

Sofisga disse...

Na minha vida sei de, pelo menos, uma coisa que é para sempre, o amor incondicional aos que me estão próximos. Tudo o resto, é natural que mude, a vida é mesmo assim mas há mudanças que vêm por bem, mesmo aquelas que possam não durar para sempre. Carpe Diem. Beijo!

betinha disse...

Como este "para sempre", de certa forma também me afecta, não resisti a comentar.
Para sempre há muitissimas coisas, coisas que talveez por serem tão banais não nos damos conta ou a devida importancia e são elas que fazem de nós quem somos e como somos. Sou filha de uma mãe que ainda hoje me influencia e este "ser filha", é para sempre. Sou mãe há pouco mais de ano e meio e este "ser mãe" também será para sempre... Para sempre somos e temos muitas coisas na nossa vida e devemos valoriza-las.
Não acredito em relações para sempre (por exemplo) se não se "trabalhar" todos os dias para que assim seja.
Enfim, para mim, para sempre, são os sentimentos, os momentos, que ficam, que nos marcam que nos transformam, porque acreditando ou não em "para sempres" eles estão ou estiveram lá e essa presença em nós é inalteravel.

Gosto do teu blog.

Lily disse...

Eu opto por não acreditar no "para sempre". Acho fundamental não partirmos do princípio de que algo é para sempre. Amamos alguém, sabemos que vamos estar com essa pessoa para sempre? Pois é, não sabemos. É por isso que temos de demonstrar que estamos empenhados em levar essa relação se possível até esse "para sempre" que todos sonhamos alcançar. Seja no amor ou na amizade, devemos deixar escapar um "gosto muito de ti" de vez em quando. E poupem-me frases do tipo "então não sabes que gosto?". Se sabe bem dizê-lo, não é melhor ainda ouvi-lo das pessoas de quem mais gostamos? Ah pois é...

Mimi23 disse...

Como romântica que sou acredito que tudo é para sempre. No entanto também sei que nada permanece igual, tudo se transforma, tudo muda...A mudança é uma constante da vida. Não lhe há que resistir, é ela que nos traz supresas abençoadas e desafios que nos ajudam a crescer. Para sempre? Sim! E para sempre agradeço e aprecio a dádiva que é o presente, a oportunidade de criar um futuro em que nada é tomado como certo, para que 'para sempre' não seja um peso, mas uma esperança...

Beijo

YellowMcGregor disse...

Por vezes... algo ou alguém é tudo para nós... mas o destino... a Deus pertence. Mesmo numa comédia romântica, como o Four Weddings and a Funeral (meu filme de eleição), houve tempo para relembrar essa máxima, nas palavras sábias e ternas de W.H. Audem:
"He was my North, my South, my East and West,
My working week and my Sunday rest,
My noon, my midnight, my talk, my song;
I thought that love would last forever: I was wrong."

Com um ramo de :)