sábado, 25 de outubro de 2008

'Allo 'Allo! Listen very carefully, I shall say this only once...



‘Allo ‘Allo! é uma deliciosa sitcom britânica dos anos 80 que foi transmitida em 50 países, inclusive em Portugal, e que conta a história de René Artois, o dono de um café francês, durante a II Guerra Mundial.
O sotaque das personagens, os casos do René com as empregadas Maria e Yvette, o seu envolvimento forçado com a Résistance, as visitas secretas da Michelle, a cantoria desafinada da Edith, a imagem muito pouco convencional dos oficiais alemães, os encontros amorosos de Otto Flick com a Helga a quem diz “You may kiss me” sempre que quer que ela o beije, a Madame Fanny (a velhota meio tarada, mãe da Edith), a figura caricata e muito pouco heróica dos pilotos ingleses escondidos no sótão do café, o Monsieur Alphonse (o eterno apaixonado da Edith), o Leclerc que volta e meia se enfia na cama com a Madame Fanny, tudo na série estava pensado para criar episódios cómicos que desdramatizavam os filmes feitos até então sobre a guerra.
Confesso que sou uma fã absoluta da série (que tenho inclusive em DVD) e o que mais me agrada é o sotaque das personagens (representativo de 4 línguas diferentes - francês, inglês, italiano e alemão), a desconstrução da imagem implacável e séria dos vários intervenientes na guerra, sem mostrar grandes partidarismos, a alusão ao lado mais grotesco de qualquer guerra que se manifesta no roubo ou destruição do espólio cultural do país ocupado (lembram-se da famosa pintura The Fallen Madonna (with the big boobies) de van Klomp?), a sátira feita aos ideais nazis que condenavam, entre outras coisas, a homossexualidade (ironicamente, na série, o Tenente Gruber tem um comportamento efeminado e anda atrás do René e há uma cena do Otto Flick em que ele usa lingerie feminina; essa cena está neste clip do Youtube). Além de tudo isto, gosto do espírito terra a terra dos autores da série que conseguem recriar, neste ambiente de guerra, a rotina diária de um casal, com emoções e vivências universais, amores e desamores, e na qual nos conseguimos rever de alguma forma.

Da série, retenho duas expressões que gosto de usar e que, para meu espanto, nem sempre a geração mais nova reconhece:
It is I, Leclerc
Listen very carefully, I shall say this only once


Para quem via a série, como eu, aqui fica a lista das personagens mais importantes e dos actores que as interpretavam:

Personagem - Actor
Mimi Labonq (séries 4-9) - Sue Hodge
Michelle "of the Resistance" Dubois - Kirsten Cooke
Monsieur Roger LeClerc (séries 1-5) - Jack Haig
Monsieur Ernest LeClerc (séries 6-9) -Derek Royle (séries 6) Robin Parkinson (séries 7-9)
Monsieur Alphonse - Kenneth Connor
General Erich Von Klinkerhoffen - Roger Michael Hilary Minster
Coronel Von Strohm - Richard Marner
Tenente Hubert Gruber - Guy Siner
Capitão Hans Geering (séries 1-4) - Sam Kelly
Capitão Alberto Bertorelli (séries 4-7) - Gavin Richards (séries 4-6) Roger Kitter (série 7)
Soldado Helga Geerhart - Kim Hartman
Herr Otto Flick -Richard Gibson (séries 1-8) David Janson (série 9)
Herr Engelbert Von Smallhausen (séries 2-9) -John Louis Mansi
Policia (Capitão) Crabtree (séries 2-9) - Arthur Bostrom
RAF Tenentes Fairfax e Carstairs (séries 1-7) - John D. Collins e Nicholas Frankau

2 comentários:

Anónimo disse...

Série maravilhosa... Não perdia um episódio!

Gostei deste post!;)
Beijinhos,
Sandra S.

Sofisga disse...

"ohhh René, embrace moi!" Escapou-te esta;) De facto, uma das séries que marcou indelevelmente toda uma geração. Caso para dizer, uma verdadeira pièce de resistence.