quarta-feira, 12 de maio de 2010

Feira do Livro de Lisboa


Amo a Feira do Livro, todo o ambiente da Feira, as bancas de livros alinhadas ao longo do Parque Eduardo VII, as árvores a ladearem o caminho, as barracas das farturas...

Os anos em que decidi não ir à Feira do Livro foram um castigo que impus a mim mesma, por ter demasiados livros por ler nas estantes e por não querer fechar os olhos ao estado de preguiça mental em que tinha mergulhado.

Há dois anos, levantei o embargo à compra de livros. O ano passado fui à Feira munida de uma lista elaborada pela minha Melissa e devo dizer que li e amei todos os livros que comprei. Lembro-me de sair da Feira com o Nuno a "reclamar" do quão carregado que ia :-)

Este ano, fui duas vezes à Feira, a primeira vez, no Sábado, apesar da intempérie e, a bem dizer, de qualquer bom senso. Tinha um pretexto muito forte, ia juntar-me a uma tertúlia feita de amigos e conhecidos que também gostam de ler, do BBDE. Se gostei do encontro? Gostar é pouco...adorei o cenário escolhido, a apresentação do último livro de Ricardo Pinto, a fartura quentinha, o lanche-convívio na cinemateca e sobretudo a conversa amena que se instalou entre amigos e pessoas que conheço quase exclusivamente de opiniões que publicam no fórum. E estava a precisar de um momento assim, solto, sem preocupações...com gente boa ou boa gente :-)

Na Segunda-feira, voltei à Feira para cumprir parte do programa adiado no fim-de-semana: dar a conhecer este evento à Rita. No espírito do que a feira representa, deixei-a escolher uns livros de actividades e comprei mais dois livros com histórias que poderemos partilhar e para mais tarde recordar a sua estreia nestas andanças :-)

Se comprei algum para mim nestes dois dias? Não, fiz um esforço para não entrar numa compra desenfreada de livros. Vou deixar as compras para o próximo Sábado, altura em que irei deambular pela Feira, sem pressas, munida de uma pequena lista que comecei a elaborar, e ao sabor das tentações que se apresentarem no caminho.

Vai ser mais um dia bom, daqueles capazes de me deixar a sorrir o resto da semana, como Sábado passado...


3 comentários:

Sandra disse...

A Feira do Livro...

:)


Sandra

myguiltyself disse...

livros! sabes qual é a melhor forma de arranjares espaço nas prateleiras para os livros que ainda não leste? oferece os que já leste. e lê mais!!

Anónimo disse...

Yellow McGregor gosta da Feira do Livro :-)